Para assinalar o centenário da introdução da electricidade na vida madeirense, a Empresa de Electricidade da Madeira, SA., responsável pela produção, transporte e distribuição de energia eléctrica no Arquipélago, tomou a iniciativa de criar um Mus...
This site uses cookies to facilitate navigation and obtain usage statistics. For more detailed information, see the Cookie Policy.
Please wait
Para assinalar o centenário da introdução da electricidade na vida madeirense, a Empresa de Electricidade da Madeira, SA., responsável pela produção, transporte e distribuição de energia eléctrica no Arquipélago, tomou a iniciativa de criar um Museu de Electricidade, denominado Casa da Luz.Detentora de um acervo significativo, conseguido ao longo dos anos, através da investigação e recolha de diversos materiais e equipamentos capazes de reproduzir a chegada e desenvolvimento da electricidade na Região, a EEM decidiu dar a conhecer tão importante património através da sua exposição num espaço próprio e devidamente adaptado, disponibilizando para o efeito as antigas instalações da Central Térmica do Funchal, situadas numa zona central e nobre da cidade.Para além de uma representação iconográfica e escrita da evolução da electricidade, pretende-se que o Museu constitua um espaço interactivo de informação e comunicação das tecnologias do presente e do futuro, essencialmente dirigido aos jovens e às escolas.Vivemos tempos de mudança e desafios. A contribuição da EEM na modernização e desenvolvimento da Região, mediante o fornecimento de um serviço indispensável e valioso como a electricidade, ficará certamente mais completa com a instalação do Museu de Electricidade - Casa da Luz, infraestrutura que muito tem vindo a enriquecer o património histórico e cultural da Madeira, contando-se entre as quatro unidades congéneres existentes na Europa.O Museu Casa da Luz abriu as suas portas ao público em 1997. Cabe à Comunidades usufruir e ajuizar da utilidade e qualidade do mesmo.